quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Eleições 2008

O papel dos vereadores

O cidadão brasileiro, em geral, tem muito mais noção das funções do prefeito que das do vereador. É mais fácil escolher o prefeito porque o senso comum indica que o chefe do Executivo é que pode levar adiante as políticas públicas. Falta informação sobre as responsabilidades e competências da Câmara Municipal.
O prefeito tem nas mãos o orçamento do município, tem a máquina administrativa da prefeitura. É ele que constrói, quem pavimenta, quem eletrifica, quem reforma. Enfim, o trabalho do prefeito é bem visível e é possível ao eleitor uma associação direta entre o cargo e as atividades.
O papel do vereador, no outro lado, não é tão evidente assim. Ele deve representar a comunidade, legislar, participar da elaboração do orçamento e fiscalizar o poder Executivo, mas para o eleitor com menor grau de informação estas funções por vezes não são devidamente reconhecidas.

4 comentários:

Anônimo disse...

O que eu não entendo é porque os vereadores podem se reeleger por mais de dois mandatos.Não seria mais dinâmico se o modelo fosse semelhante ao dos prefeitos?Assim os vereadores não se acomodariam no poder.

Anônimo disse...

E é, muitas vezes, por não conhecerem bem o que os vereadores fazem, que muitos são eleitos ou por se passarem por ridículos ou até fazerem uns "favorzinhos" para os eleitores, entre outros fatores, seria necessário o governo divulgar mais a função do vereador.

Everton disse...

Mariane,
Vale lembrar que são os membros do poder Legislativo que fazem as leis e que a Constituição Brasileira de 1988, que comemora seus vinte anos garante a não necessidade de transitoriedade para os membros do poder Legislativo, enquanto no poder Executivo sim.

Anônimo disse...

everton....
o que se deve fazer com candidatos a prefeitos que compram seus votos?...conheço um municipio em q um candidato ofereceu a muitas pessoas tijolos para construçao a fim de que votassem nele....

A propaganda eleitoral atraves de carros de som deixa muitos moradores incomodados.Existe alguma forma de impedir essa propaganda?